top of page

O Município de Teixeira de Freitas

Região Costa das Baleias na Bahia

REGIÃO:
COSTA DAS BALEIAS

Bandeira de Teixeira de Freitas

BANDEIRA OFICIAL

Brasão Oficial de Teixeira de Freitas

BRASÃO OFICIAL

HISTÓRIA
 

O município de Teixeira de Freitas não passava de uma área coberta pela floresta atlântica, matas e brejos, só possível de alcançar através de trilhas por dentre as matas ou pelos trechos navegáveis do rio Itanhém, localizado no Extremo Sul da Bahia, hoje Região Costa das Baleias.


Navegar era a primeira opção dos moradores das pequenas comunidades rurais, em sua maioria negra, que habitavam a região. Na década de 1940, a fazenda Cascata ocupava uma posição central, porque ofertava meios para escoamento e abastecimento das fazendas vizinhas como a Nova América, Conceição, Água limpa e Japira.
 

Devido aos plantios e produção de mandioca foi construída na Fazenda Cascata uma farinheira e uma espécie de mercearia que vendia de tudo. Mais tarde, foi construída uma capela, onde diversos padres, entre eles Frei Olavo realizavam casamentos, missas e batizados, o que fez da fazenda um importante ponto de encontro das fazendas vizinhas.


Nesta mesma época, iniciou-se a exploração de madeira na região pela empresa Eleuzíbio Cunha que financiou a abertura da estrada de ligação entre Barcelona, distrito pertencente ao município de Caravelas e Santa Luzia, localidade do município de Nova Viçosa-BA.


Com a aumento das madeireiras, mudaram-se para o povoado, conhecido como "Mandiocal" os negros Francisco Silva e Manoel de Etelvina - este abriria um boteco, tornando-se o comerciante pioneiro. Assim, iniciava-se o “comércio”, mais tarde denominado de “Comércio dos Pretos”. No entanto, mesmo tendo a população rural se fixado primeiramente às margens do Itanhém, foi nos arredores da Praça dos Leões que o povoado desabrochou, tornando-se conhecido também como "Ripiado", "Tira-banha", "Ramal", "Perna Aberta", "Povoado São José de Itanhém", dentre outros apelidos.

E assim, em pouco espaço de tempo, os proprietários de fazendas da agropecuária e de moradores de outros estados contribuíram para que a pequena comunidade formada por negros e madeireiros se tornasse um fenômeno de crescimento regional. 


Em 15 de novembro de 1984, foi realizado o plebiscito entre os moradores que expressaram o desejo de emancipação, ​desmembrando-se das terras de Alcobaça e Caravelas para não depender mais das sedes.

Em 09 de maio de 1985,  o povoado foi elevado à categoria de município por meio da Lei Estadual n.º 4.452/1985 com a denominação de "Teixeira de Freitas" em homenagem ao baiano, Mário Augusto de Teixeira de Freitas. o idealizador do IBGE.

A população em festa escolheu o primeiro prefeito, Temóteo Alves de Brito, que em janeiro de 1986 foi empossado prefeito na primeira seção da Câmara Municipal realizada no Clube Jacarandá.

Formação Administrativa

Município de Teixeira de Freitas/Bahia, criado pela Lei Estadual n.º 4.452, de 09-05-1985, instalado em 01-01-1986.
Em 20-07-1990 seus limites foram alterados pela Lei Estadual n.º 5.853/1990.

Hino Oficial

Venha conhecer Teixeira!

Depoimentos históricos - Ano 2016

bottom of page